sábado, 23 de agosto de 2008

Os blogs e a terapia da infertilidade...

Amigas, olhem que linda reportagem sobre os blogs sobre infertilidade. A entrevistada é a nossa querida Suzana Pina, do blog http://sonhoterumfilho.blogs.sapo.pt/
Vale a pena ler até o fim! Eu me identifiquei muito, acho que nossos desabafos aqui ajudam muito, assim como acompanhar os tratamentos e saber que as coisas ainda podem mudar.
Segue a reposrtagem (como ela é muito grande, coloquei o link para acessar a página, ok?)


10 Agosto 2008 - 00h00

Blogspot

Querem tanto ter filhos

São mulheres unidas pelo mesmo sonho: serem mães. E pelo sofrimento de não o conseguirem alcançar. A internet juntou-as. É nos blogues que desabafam tristezas, medos e conquistas –
e se amparam para voltar a acreditar


Os amigos de Susana foram desaparecendo da mesa de jantar da Azambuja por cada ano que passava e a barriga dela não crescia. Eram mais de uma dúzia, quando o grupo era gaiato e ter ou não ter filhos ainda não integrava o menu das conversas. Para Susana, o dicionário é brando com o verbo esperar – as definições não contemplam o sofrimento de uma vida à espera, a desesperar.

Passaram 18 anos desde que ela e o marido decidiram ser pais.Susana tem 38 anos e há muito que os amigos desapareceram da mesa de jantar por não saberem lidar com a infertilidade do casal. 'Se calhar também nós não conseguimos lidar com isso e nos isolámos' – diz, embora a mágoa lhe baile nos olhos castanhos. Os jantares são mais silenciosos – e mais rápidos, mas já não são sofridos. Agora, há outros amigos à espera, que Susana encontra depois da refeição, quando se liga à internet. Amigos que não gaguejam a soletrar a palavra infertilidade, que partilham as mesmas dores, dão dicas, acreditam. É por isso que, depois de arrumado o dia que passou, Susana senta ao computador os desabafos, as esperas e conta no blogue ‘sonhoterumfilho.blogspot.com’ – criado em 2006 depois de ter perdido as meninas gémeas que habitavam a sua barriga de grávida há 22 semanas – os tratamentos que se avizinham, as consultas, o medo dos resultados.

E, quando conta, sabe que, do lado de lá, sentadas num computador na mesma ânsia de serem compreendidas, há muitas mulheres que, como ela, esperam por um sonho que tarda. Que acreditam que quem espera sempre alcança. Mas que também sabem que quem espera desespera e por isso estão sempre por perto, à distância de um clique. Há, actualmente, dezenas de blogues de mulheres que não conseguem ter filhos – andarão perto da centena. Numa sociedade onde falar de infertilidade ainda não é fácil, não custa perceber porquê. ‘Tenho a certeza que sem vós, tudo seria muito mais difícil, pois eu vivi a infertilidade durante 15 anos na escuridão, no silêncio (...)


Leia o resto da reportagem aqui:

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=555F8564-97D8-4991-87B8-2B9B7D0F05C2&channelid=00000019-0000-0000-0000-000000000019

6 comentários:

nada disse...

olá amiga...tudo bem??? Sobre o livro não sou eu não...mas que livro vc quer ler???? eu li um livro sobre esse assunto que se chama: Filhos invista nesse sonho, é muito bom recomendo!!! No mais sem novidades....uma ótima semana pra vc...bjsss

tais disse...

amiga estou voltando com força total...
vou passar um fim de semana na praia e sei que voltarei ainda mais forte ,,,
bjs

Dali disse...

que bom Taís!

hilton cardim disse...

Você acha que com a popularização da fertilização in vitro, a diminuição dos seus custos e com a mulher cada vêz mais independente, é possível que no futuro muitas mulheres optem por produção independente?

Você acha que com a popularização da fertilização in vitro, a diminuição dos seus custos e com a mulher cada vêz mais independente, é possível que no futuro muitas mulheres optem por produção independente?
Vencendoainfertilidade.com.br

Sara disse...

Boa noite,

Somos um grupo de investigação da Faculdade de Psicologia e Ciências da
Educação da Universidade Porto, que está a realizar um estudo no âmbito das
vivências emocionais em casais que enfrentam problemas de fertilidade. Vimos por
este meio solicitar a vossa participação neste estudo, tendo apenas que
responder a um questionário com duração máxima de 15minutos, com garantia de
confidencialidade.
Será possivel colocar aqui no blog o link do questionário?

IVI São Paulo - Chedid Grieco disse...

Pessoal C Clínica chedid Grieco de Reprodução Huamna, realizará uma palestra ´para esclarecer dúvidas de fertililadade e os tratamentos de infertilidade.
A palestra será gratuita, é direcionada para o público em geral especializada da clínica.
Acontecerá no dia 04 de junho de 2011 a partir das 08:30 hs.
Aqui segue o link para realizar a inscrição: http://www.chedidgrieco.com.br/nossa-equipe/apoio/inscricoes/

Abraços.