segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dia 09 - 04/08/11 - Dia 01 dos embriões

Cirurgia às 08h.
Fui para lá preocupada, pois se não tivessem óvulos possíveis de serem usados, teria que voltar para casa. Também estava me lembrando da ultima vez, em que eu tinha 9 óvulos, mas só 4 viraram embriões... Se fossem só dois, poderia não haver nenhum...
Bem, fui para a cirurgia e passei o maior frio do mundo ao descer de camisola para o centro cirúrgico. Chegando lá fiquei impressionada com a sala de cirurgia: mesa cirúrgica, aparelhos de todos os lados, ultrassons, 3 enfermeiras, + médico + anestesista. Tudo muito organizado. Avisei que não tenho veia, mas a enfermeira quis tentar. Fale para injetar na mão, mas só depois de 2 roxos em um braço + 1 roxo no outro, resolveram pegar a veia na mão mesmo.
O anestesista falou que eu iria começar a sentir uma tontura e pensei, como sempre, o que aconteceria se nenhuma anestesia pegasse nunca e eu nunca apagasse... Mas a lâmpada já estava dançando o mambo na minha cabeça então a próxima coisa que eu me lembro é estar no quarto de volta, enrolada até a cabeça com cobertor e tentando perguntar para o meu marido como eu havia chegado até ali. Mas minha voz não saía e eu acabava dormindo em tipo 5 segundos depois de imitar peixe.
Acordei bem mais tarde. Tinham 2 bons óvulos que o médico aspirou. O terceiro folículo não abriu.
Bom, pelo menos tinha algo para esperar e fiquei realmente esperando dar tudo certo, pois pela lei agora só são permitidos que dois embriões sejam transferidos, então, fiquei torcendo para ter 2 bebês pasta buscar no sábado (dia 06).
Também foi o início dos medicamentos para preparar o útero e manter os bebês por aqui. Esses medicamentos eu vou tomar até o positivo e depois tenho que continuar com o utrogestan mais 3 meses (depois do positivo).
Não tive dor depois da aspiração, não tive que tomar buscopan e como bônus a sinusite fez o favor de largar meus ossos. Talvez tenha sido algo na antestesia, sei lá, sei que foi bom.

Neste dia o médico fez a ICSI nos dois óvulos - uma micro-injeção com um espermatozóide em cada óvulo.


Segue um link para um video no youtube que explica todo o processo, achei bem legal, pena que esta em inglês. Esse está em desenho, então não tem partes nojentas:

Desenho: http://m.youtube.com/index?desktop_uri=%2F&gl=BR#/watch?v=vGbIL9QWSsM

tem outro que tem filmagens da aspiração, transferência, limpeza do colo do útero etc.:
Filmagem: http://m.youtube.com/index?desktop_uri=%2F&gl=BR#/watch?v=X8od_kIUGS8

Vou tentar colocar as fotinhas dos bebes aqui, ok?
Bjs


Nenhum comentário: