quarta-feira, 30 de maio de 2012

Valores para nossos filhos

Oi,

Entrando na onda de novo tratamento e pensando que sim, dessa vez pode ser a vez, nos ergamos pensando e planejando e muitas vezes enfrentando medos e anseios (seremos bons pais? Cumpriremos o que se é esperado de nós? Saberemos educar e ensinar? Etc.) começamos a pensar o que esperamos fazer, que valores passar, o que deixar de legado...

Queremos ser pais para termos alguém para amar e cuidar, para ter alguém em quem depositar o futuro, os sonhos de vê-los crescidos, realizados e felizes. Alguém para tornar nossa família e vidas completas, alguém com quem sorrir e compartilhar, mas também alguém que temos a responsabilidade de prepapar para o mundo, de criar pessoas com valores que respeitamos e que nos são caros, com princípios e expectativas.

E bom, sei que antes de vermos essas pessoas prontas, ainda iremos nos descabelar, chorar com elas, varar noites em claro e dias em pronto-socorros cuidando de febres e cataporas, de machucados nos joelhos, de choradeira a noite toda e preocupações quando chegarem na adolescência... mas bem, depois, entre e durante tudo isso, eu fico pensando o que eu gostaria de passar para os meus filhos, o que eu acharia importante passar como princípios e guias e, esses dias estava pensando em algumas coisas... Vou fazer uma listinha, pois ainda tenho o tempo e ainda não estou no olho do furacão e das preocupações sobre passar tudo isso para seres com personalidades diferentes e desejos diferentes dos meus. Ainda estou na fase das divagações. Então vamos lá:

- Respeitar a vida acima de tudo (a própria, a dos outros e de tudo que é vivo nesse mundão véio sem porteira) pois ela é única, frágil e efêmera... E cada coisa viva aqui tem os mesmos direitos que nós mesmos (à vida, ao respeito, à escolhas...)
- Acreditar em Deus
- Trabalhar é nobre, faz bem, traz dignidade e muitas recompensas
- Amar a família muito intensamente (familia toda: pais, avós, tios, irmãos, etc.) respeita-los e reconhecê-los. Eles são tudo o que somos e tudo que já fomos, são nossa história, nossos princípios, nossos exemplos e serão aqueles únicos que estarão ao seu lado em toda sua vida, na doença, nas dores e em todos os momentos importantes de sua vida.
- Amar e respeitar os animais. Eles podem ser menos inteligentes do que os humanos - temos a vantagem do cérebro maior e polegares - mas não somos diferentes deles, que possuem sentimentos, amor, ciúmes, medo, ficam doentes, sofrem e bem, o que eu considero o pior de tudo: dependem dos humanos para viverem e sobreviverem (mesmo os selvagens, que são usados, caçados ou tratados pelos humanos como coisas inanimadas)
- Estudar, aprender e buscar o conhecimento sempre.
- Ética, respeito ao próximo, empatia e responsabilidade. Muita responsabilidade.

Que mais?

Acho que assim dá para começar, né? não necessariamente nessa ordem ou nessas palavras, mas acho que é mas ou menos isso...


E vocês? Quais seriam os valores que vocês acham importantes e que gostariam de deixar para seus filhos?

Bjs

5 comentários:

Anônimo disse...

Olha, acho que só de você pensar em tudo isso já é um grande passo para a humanidade. Porque muito pais não pensam nisso, simplesmente colocam os filhos no mundo e deixam que se criem.
Pensar no que queremos para eles, refletir sobre que mundo e que valores queremos que eles herdem de nós é mais que importante para a formação do caráter de cada um.
Tenho certeza que vocês serão ótimos pais e farão o melhor por seus filhos!
Beijos!!! Bibi

Unknown disse...

Dessa vez vc vai conseguir amiga!!!Fé!
Agora, espero conseguir passar todos os valores que meu pai me passou, que são os que vc resumiu bem!!!Só assim nosso país vai pra frente em vez de rolar barranco abaixo, que o que está acontecendo!!!
Pensamento positivo, vc é uma guerreira!!!

Bjkas e um bom dia!!!

rosana disse...

♥Oie...passando pra te dizer que vc é muito especial pra mim!!

" Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação.
As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
2 Coríntios 5:17"
Deixe Jesus entrar em teu coração e serás feliz!!

Beijinhos de amoras
recheados de vitorias...
obrigado pelo carinho!!♥

Carla disse...

Concordo com a Bibi, só pensar sobre isso é um grande passo para a humanidade. Se cada um de nós fizessemos isso tudo que tu falou, imagina que maravilha seria o mundo? O que falta nas pessoas é justamente isso, amar, respeitar, ajudar, se solidarizar com os outros.
Também acho que o mais importante é o respeito. Talvez a nossa geração seja de pais mais conscientes, mais informados e quero acreditar que isso seja o suficiente para "fazermos" uma geração melhor. E acredito que só por vcs pensarem dessa maneira já mostra que serão bons pais.
bjo

Dali disse...

Olá pessoas queridas,
Pois é, espero que possamos de alguma forma passar alguma coisa boa para nossos filhos, ou como falou uma amiga "criar filhos melhores para o mundo, em de um mundo melhor para os filhos".
Vamos ver, né?
Bjs