quinta-feira, 9 de abril de 2009

Páscoa e o Positivo da Lita!


Acabei de ver o Blog da Lita e a 5ª ICSI dela resultou em um maravilhoso POSITIVO!

Então, me inspirei e gostaria de deixar uma mensagem de páscoa para todas (e todos):

Todos sabemos que a Páscoa significa o Renascimento, a Fertilidade, a Ressureição, enfim a Esperança... mas sabem, esse ano seria realmente diferente se tivéssemos o propósito de SENTIR esses significados em nossos corações. Então,vamos torná-lo especial realmente...

Lita, parabéns um milhão de vezes! Sua cegonha finalmente encontrou o caminho certo!

E para nós que ainda não recebemos o positivo:
Que cada um possa nessa ocasião renovar seus votos de esperança, de tentar novamente, de renascer as expectativas, de recomeçar as tentativas, de acreditar... Pois um dia será também o nosso positivo a ser postado!

***

Curiosidades sobre a Páscoa:


  • Para os Cristãos, simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, crucificado na sexta-feira santa (hoje) e que voltou da morte no terceiro dia - portanto a Páscoa é um dos Dias Santos mais importantes para os cristãos;

  • Para os Judeus, o Pessach (ou Passagem) marca o dia da libertação e fuga dos hebreus do Egito;

  • Para os antigos povos pagãos (celtas, gregos, saxões, etc.) a data era celebrada há milhares em homenagem à Deusa da Fertilidade. Os povos antigos pagãos celebravam o fim do inverno e o início da primavera (Sabbat do Equinócio da Primavera - aqui no hemisfério sul estaríamos no Equinócio de outono). A data é marcada então para o primeiro domingo após a primeira lua cheia (calendário lunar) após o Equinócio da primavera (21 de Março). A data marcava o tempo da fertilidade da terra, do início dos plantios, da expectativa da colheita.

Desses antigos rituais pagãos foram incorporados os símbolos mais comuns da Páscoa, como o coelho e os ovos.

Curiosidades sobre os símbolos:
Ovos:
Os ovos eram símbolos antigos de fertilidade. Durante o Sabbat eram oferecidos à Deusa da Fertilidade.

Lebre:
A lebre era um símbolo de renascimento e ressurreição, sendo animal sagrado para várias deusas lunares.

  • A Deusa da primavera (Ostera) segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.

Chocolate:
O chocolate foi descoberto após o descobrimento e o conhecimento das culturas Maias e Astecas na America Central. Incorporado ao cardápio da Páscoa no século 19, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca que os considerava "o Alimento dos Deuses".


UMA ÓTIMA PÁSCOA!

RENOVAÇÃO,

FERTILIDADE,

RENASCIMENTO,

RESSURREIÇÃO,

ESPERANÇA,

PARA TODOS!

2 comentários:

Sil disse...

Olá,
Felizzz páscoa!
Fiquei muito emocionada com tudo que li aqui no seu cantinho.
Parabéns.

As “letras” de uma vida. disse...

Oi Amiga...
Gostaria de dizer que pra mim e muito importante os comentários em meu Cantinho, pois isto mer. mostra que sou, mas uma entre tantas querendo realizar o Sonho de Ser Mãe um dia!

Obrigada Volte Sempre...

Agradeço pelas suas palavras...