sábado, 11 de outubro de 2008

Dicas de aqui e acolá


Enquanto estava fazendo meu tratamento e durante todo esse tempo tentando engravidar e procurando
alternativas para conseguir, peguei algumas sugestões em blogs, com médicos, com amigos etc. e vou postar aqui. Não achei mais os blogs em que peguei algumas dessas dicas, mas se eu achar eu coloco aqui, ok?

Após a implantação do embrião, ou após a inseminação ou mesmo nos meses em que o namoro aconteceu nos dias corretos, existem algumas sugestões para ajudar o embrião a se fixar no útero, não sei se tem comprovação científica, mas mal não faz. Aí vai:

* Evitar café - esse é sério: no máximo uma xícara por dia se vc não agüentar ficar sem;
* não tomar adoçantes ou comer doces dietéticos - o adoçante pode fazer mal;
* cuidado com o uso de medicamentos - meu médco me deixava tomar só paracetamol, mas como me faz mal, eu evitava até isso;
* Evitar chocolate - por causa da cafeína;

* Algumas pesquisas dizem que a alegria melhora as chances de concepção, portanto,procure se divertir, ver filmes leves e divertidos, ouvir músicas relaxantes e procure rir bastante. Existe uma pesquisa em que mulheres que fizeram FIV e tiveram a visita constante de palhaços obtiveram maiores níveis de positivos (só não funciona para quem tem medo de palhaço como eu, rsrs)

* Evite exercícios aeróbicos e de impacto (equitação, pular na cama elástica etc.);

Essa é legal:

* Gelatina e clara de ovo ajudam na fixação do embrião (essa não sei se tem comprovação científica, mas se não tiver, o máximo que vai fazer é deixar sua pele mais bonita). Como comer gelatina e omelete todos os dias enjoa, seguem algumas receitinhas:

- coma gelatina como sobremesa(não pode ser diet por causa do adoçante);
- faça várias gelatinas de cores diferentes. Depois de prontas, corte-as em quadradinhos, misture e acrescente creme de leite;
- bata gelatina em pó com leite e tome como se fosse suco. (uma nutricionista me ensinou isso). Só que tem que tomar imediatamente, senão ele começa a empelotar;
- Gelatina com creme de leite;
- Gelatina com leite condensado;
- Gelatina com leite em pó desnatado (essa é para quem quer manter a forma);
- Ponha gelatina sem sabor para dar consistência extra a doces, patês, mousses (nossa, estou parecendo o Bubba do Forest Gump - "camarão na moranga, estrogonoff de camarão, salada de camarão"... rsrsrs)

Claras:
-Bata as claras em neve, 1 lata de leite condensado, 1 fruta (pêssego em calda por exemplo) e gelatina sem sabor. Bata o leite condensado e a fruta no liquidificados, amoleça a gelatina no microondas e misture na clara em neve e depois misture o leite condensado com a fruta batida à clara em neve. Leve à geladeira.

Segue uma receita de mousse, mas essa não é bom comer muito por causa do chocolate:

-Mousse de chocolate: essa receita é minha, sei lá quais as quantidades, mas fica bom: 6 claras em neve, gelatina sem sabor (pouco - 1 colher mais ou menos), chocolate para cobertura e creme de leite. Derreta o chocolate no microondas, misture com o creme de leite. Misture com as claras em neve com delicadeza (rsrs se vc não for estabanada como eu!) e aqueça a gelatina com água no microondas e misture também. Enfeite com raspas de chocolate ou granulado e leve a geladeira.

Bom, as dicas acima são para quem não tem muito problema com o peso, afinal, se todos os dias vcs resolverem comer montes dessas coisas vão acabar engordando. Portanto, para quem tem problemas com o peso, prefira:
- omelete de claras (com tomate, pimentão e azeitonas),
- omelete de forno: bata os ovos, acrescente sal, orégano, tomate picado, ricota ou pedaços de queijo fresco, ervilhas e azeitonas sem caroço - asse em forma untada. Fica muito bom.
- faça marshmallow caseiro e coloque sobre frutas: 1 clara para cada 3/4 de xícara de açucar. Bata com a batedeira em banho maria até ficar uma clara em neve bem brilhante. Tem outras receitas de marshmallow, mas não sei fazer...

Vi em uma revista que a acupuntura faz bem - melhora as chances consideravelmente. Fiz acupuntura quando fiz minha segunda ICSI e algumas clínicas oferecem a acupuntura lá mesmo. Mas depois eu li que um outro estudo invalidava o primeiro. Como a ciência é um treco indeciso e indefinido (algumas vezes é possível encontrar numa mesma banca de revista uma matéria falando que o café faz bem para a saúde e ao lado uma outra resvista falando que o mesmo café faz mal, bem, sabe-se que ninguém sabe direito o que está falando). Portanto, não tenho a menor idéia se faz bem ou mal, sei que eu não faço mais pois detesto agulhas e sou céptica ao extremo, não acredito muito em coisas que não consigo comprovar...

Portanto, acupuntura é opcional. Numa pesquisa ajudou e em outra atrapalhor. Se decidir fazer, escolha um bom profissional, pois a pessoa que fez em mim me disse que existem pontos em que mulheres grávidas não podem utilizar.

No mais, boa sorte e não abusem das calorias, heim?

11 comentários:

lili-gata disse...

Você tem toda razão, Dalila! Vamos lutar contra este absurdo que os circos cometem contra os animais.

tais disse...

amiga ...fui e digo que gostei bastante, quando a senhorita entar no msn te falo...
adorei seu post
mas me fle como assim medo de palhaço? raxei de rir
Amiga amei as dicas viu
quanto a acupuntura eu usei na minha ultima tentativa e engravidei entao eu recomendo, mas como vc falou tem que ser com um otimo profissinonal
Bjs

Mistycous disse...

Medo de palhaço naum é coisa exclusiva.....meu filho mais velho tem horror a palhaços desde pequeno. Eu tinha um quadro de palhaço lindo, acabei dando embora pq ele não conseguia olhar para o tal, dizia que o palhaço o seguia com os olhos e que era maligno...kkkk

Tati disse...

Oi Dalila,

Adorei as dicas, vou tentar segui-las.

Bjos,

Dalila disse...

Oi pessoal, pois é, tenho medo de palhaços... é bastante ridículo, mas é verdade. Nunca gostei... rsrs
No mais, legal saber que a acupuntura dá certo, bom saber!!
beijos e boa sorte a todas!

Ana e Zé disse...

Olá Dalila!

Obrigada pelas dicas eu estou a seguir à risca, já estou a comer a clara de ovo (faço farófias, é tão bom!)e a gelatina começo hoje.

A acupuntura já faço à 4 meses e posso te dizer que me sinto mais calma! É bom, porque andei aí uns dias ligada há corrente.
Por isso, manter a calma é importante!

Beijinhos e boa sorte

Débora disse...

Dalila, vc pediu minha opinião, vai lá:

Acupuntura: minha mãe é formada na Medicina Tradicional Chinesa e a acupuntura não é procedimento durante a gravidez. Auxilia sim na ansiedade, na fertilidade porém durante a gravidez, NÃO É ACONSELHÁVEL. Tem alternativas, como o uso de sementes na acupuntura auricular.

Proteínas: nós ocidentais, temos uma má alimentação, com excesso de proteínas de origem animal. O resultado disso são doenças tipo, gastrite, alergias, cistos, que se formos ver a origem, é o excesso de proteínas.

Ontem li esta reportagem aqui na Folha de Sampa: https://acesso.uol.com.br/login.html?dest=CONTENT&url=http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1310200817.htm&COD_PRODUTO=7

Sobre nova técnica de fertilização. Lembrei de vc. Beijo.

Dalila disse...

Ana, que legal! estarei torcendo!

Débora, agradeço pelo comentário, muuuuito importante! Obrigada! Tentei acessar o link mas não consegui, vou procurar na net sobre essa nova técnica, obrigada!

bjs

Dalila disse...

Ana, que legal! estarei torcendo!

Débora, agradeço pelo comentário, muuuuito importante! Obrigada! Tentei acessar o link mas não consegui, vou procurar na net sobre essa nova técnica, obrigada!

bjs

amora disse...

Acima de tudo acho que é necessária mta serenidade. Obviamente que uma alimentação equilibrada faz sempre bem em qq situação e portanto deve-se usar e abusar. Para finalizar um pouco de sorte tb nunca fez mal a ninguém né?

Um gde beijinho e obrigada pelas tuas palavras

*Desejo de ser mãe* disse...

olá amiga...como vc está???
vc marcou nova consulta???? em qual cidade???
vc ja ouviu falar da FIV simplificada????
mande noticias.... bjsss