sábado, 5 de outubro de 2013

bebê mocinho!

Pessoas, saudades!
Por aqui o pitoco já está bem grandinho, está com 8.500 e 67 cm ( na consulta de 5 meses) já senta sozinho (mas ainda tenho que segurar para ele não cair para os lados), já aprendeu a rolar e agora só dorme de lado, como gente grande!
Começou a estranhar pessoas e faz carinha de choro para desconhecidos. Já olha os cachorros e chora quando eles fazem barulho. Pega tudo, segura bem firme, põe na boca (tudo!), balança tudo com força para cima e para baixo e depois  joga no chão (tudo!).
Vai começar com as papinhas hoje!
Vou dar pera, mamão e banana, amassadinhos e um por dia. E suquinho de laranja-lima.
E a papa salgada??? Tudo mudou agora e desde o ano passado os pediatras estão indicando uma mega-refeição para os pequenos, em vez de um leguminho por dia, amassadinho, como era antigamente... minha pediatra falou que eles tem uma janela imunológica dos 5 aos 7 meses, quando as comidas podem ser introduzidas sem alergias. Então a primeira comidinha seria algo como:
  • arroz
  • feijão
  • um vegetal folha
  • dois legumes
  • carne batida no liquidificador (frango, carne bovina ou peixe)
Tudo temperado com cebola, salsa, tomate (como tempero) etc. Sem Sal. Uma colherinha de óleo depois de pronto. Alho só mais tarde.
Suquinho de laranja ou outra fruta - 30ml só, após as refeições.
Almoção, heim??
Acho que vai ficar parecido com o que a Lidi fez e colocou no blog, olhem só.
Para ser sincera estou meio desconfortável com isso, achava mais fácil eles irem se acostumando com os sabores, testando as alergias... será que vai dar certo isso?? será que não vai dar cólica ou dor de estômago? alguém mais fez assim? como foi?
estou planejando começar devagar, não sei se dar tudo isso junto vai dar certo...
e bom, como não pode congelar, vou começar a fazer almoço todo dia! rsrsrs
enfim, depois eu conto como foram as primeiras refeições do meu pequeno.
Neste mês já volto a trabalhar... minha licença já acabou, estou agora em férias. EScolinha já está escolhida, gostei muito dessa que vou colocar ele, achei organizada, limpa e me deu um sentimento bom quando eu a visitei. Como é uma escola católica, eles farão oração todo dia antes de entrar na aula... achei bonitinho!
 Para ser sincera, já estou cansada de ficar em casa... e não sei mais o que fazer para estimular ele! além de tudo que precisa fazer em casa, acho q ele poderia receber mais estímulo para se desenvolver... acho que a escolinha vai ser boa!
Até mais!

9 comentários:

Lyanna Souza disse...

Como o tempo passa rápido... imagino que essa seja uma fase muito gostosa, vê o pequeno começando a interagir mais com o meio a sua volta!!!! Acho que escolinha será boa para vcs dois!!! Vc ficará mais tranquila no trabalho, sabendo que ele está sendo bem cuidado e ele receberá novos estímulos. Bjos!!!

Simone Freitas disse...

Oi amiga, bom saber que esse bebê está cada dia mais mocinho! Lindo!
E que refeição, hein! Eu comecei com leguminhos e só passei para essa comilança depois dos 8 meses. Até os 07 meses era leguminosas, folhosas e carne, mas só para colocar cozinhar junto para dar gosto. Vi que o feijão dá muitos gases e cólicas e carne vermelha tb, então cuidado com o excesso amiga!
Ele está um príncipe!

Beijos!

Marina Pinheiro Gomes disse...

Adorei o blog.

Tati disse...

Que lindo . Ja vai pra escolinha, ja vai comer papinha... eles crescem rapido demais. Quando o Kenjinho comecou a comer solido , ele destava a comida e gostava das frutinhas. Sorte ai amiga.rs
O Henrique é muito lindo e fofo.
um grande beijo

Mamãe da Marina (Bibi) disse...

Nossa, esse guri vai ficar fortinho logo, logo...
A NIna começou também só com frutinhas, depois sopinhas com 2 legumes, arroz ou massa e carne (só pra dar o gosto), depois incrementou a sopinha com mais alguns legumes, depois foi pro caldinho de feijão, depois para o grão do feijão amassado... tudo liberado mesmo só depois de um ano. Mas acho que faria tudo igual, pis foi tudo muito bem, ela foi aceitando, sentindo o gosto dos alimentos. E hoje come de tudo. ela vê comida e cospe a chupeta... kkk
Beijokas e boa sorte!

Leticia Mello disse...

Ahh, adorei conhecer esse blog lindo aqui e estou seguindo!
Cada postagem linda,gostosa de ler,tudo feito com muito carinho, e delicadeza :)
Parabèns pela familia linda, sue pequeno princepe Henrique é lindo,um anjinho, muita saùde *--*
Quando quiser, sinta-se convidada a conhecer meu cantinho tmb, !?
Big bj ;*
http://simplesedocebyleh.blogspot.com.br/

Tatiana Brum disse...

Amada, nã otive tempo de ler o post, entrei pra ti parabenizar...vc a minha filha fazem aniver juntas! Nunca te esquecerei!!!! Pelo que vi rapidamente o seu baby vai ser grandão!!!!
Um bjao e tudo de bom!!!!!

Dalila Silva disse...

queridas, obrigada pelo carinho!!!
vou visitar os blogs e matar as saudades (e conhecer os novos blogs que vcs colocaram aqui!!)
Tati, pois é, meu niver e o niver dela, fiquei feliz! a filhinha da Susana Pina também é bem próximo, creio que dia 20/10... Librianas legais!! rsrsrs
bjs mil e saudades de todas!!!

Dali disse...

ahh, vcs fizeram melhor o esquema de papinhas, eu estou dando tudo misturado e batido, pois amassado não deu certo - ele esngasgou (lógico, só tomava leite, aí de uma hora para outra tem que sair comendo? - mas estou fazendo tudo junto e tenho medo que ele não goste dos alimentos separados depois... estou mudando de pediatra, vamos ver se as coisas saem melhores agora...

bjs e obrigada!!