quarta-feira, 30 de maio de 2012

Valores para nossos filhos

Oi,

Entrando na onda de novo tratamento e pensando que sim, dessa vez pode ser a vez, nos ergamos pensando e planejando e muitas vezes enfrentando medos e anseios (seremos bons pais? Cumpriremos o que se é esperado de nós? Saberemos educar e ensinar? Etc.) começamos a pensar o que esperamos fazer, que valores passar, o que deixar de legado...

Queremos ser pais para termos alguém para amar e cuidar, para ter alguém em quem depositar o futuro, os sonhos de vê-los crescidos, realizados e felizes. Alguém para tornar nossa família e vidas completas, alguém com quem sorrir e compartilhar, mas também alguém que temos a responsabilidade de prepapar para o mundo, de criar pessoas com valores que respeitamos e que nos são caros, com princípios e expectativas.

E bom, sei que antes de vermos essas pessoas prontas, ainda iremos nos descabelar, chorar com elas, varar noites em claro e dias em pronto-socorros cuidando de febres e cataporas, de machucados nos joelhos, de choradeira a noite toda e preocupações quando chegarem na adolescência... mas bem, depois, entre e durante tudo isso, eu fico pensando o que eu gostaria de passar para os meus filhos, o que eu acharia importante passar como princípios e guias e, esses dias estava pensando em algumas coisas... Vou fazer uma listinha, pois ainda tenho o tempo e ainda não estou no olho do furacão e das preocupações sobre passar tudo isso para seres com personalidades diferentes e desejos diferentes dos meus. Ainda estou na fase das divagações. Então vamos lá:

- Respeitar a vida acima de tudo (a própria, a dos outros e de tudo que é vivo nesse mundão véio sem porteira) pois ela é única, frágil e efêmera... E cada coisa viva aqui tem os mesmos direitos que nós mesmos (à vida, ao respeito, à escolhas...)
- Acreditar em Deus
- Trabalhar é nobre, faz bem, traz dignidade e muitas recompensas
- Amar a família muito intensamente (familia toda: pais, avós, tios, irmãos, etc.) respeita-los e reconhecê-los. Eles são tudo o que somos e tudo que já fomos, são nossa história, nossos princípios, nossos exemplos e serão aqueles únicos que estarão ao seu lado em toda sua vida, na doença, nas dores e em todos os momentos importantes de sua vida.
- Amar e respeitar os animais. Eles podem ser menos inteligentes do que os humanos - temos a vantagem do cérebro maior e polegares - mas não somos diferentes deles, que possuem sentimentos, amor, ciúmes, medo, ficam doentes, sofrem e bem, o que eu considero o pior de tudo: dependem dos humanos para viverem e sobreviverem (mesmo os selvagens, que são usados, caçados ou tratados pelos humanos como coisas inanimadas)
- Estudar, aprender e buscar o conhecimento sempre.
- Ética, respeito ao próximo, empatia e responsabilidade. Muita responsabilidade.

Que mais?

Acho que assim dá para começar, né? não necessariamente nessa ordem ou nessas palavras, mas acho que é mas ou menos isso...


E vocês? Quais seriam os valores que vocês acham importantes e que gostariam de deixar para seus filhos?

Bjs

terça-feira, 29 de maio de 2012

Em andamento

Meninas,

Está meio complicado vir aqui escrever, está uma correria grande com os trabalhos da pós e também com o trabalho, trabalho mesmo (ou como diria antigamente "a firrrma"). Vou tentar vir mais vezes.

Ficamos em dúvida se iríamos começar o tratamento agora ou em julho, mas no fim iremos começar em junho, se todos os exames ficarem prontos.

Tomamos essa decisão nesse final de semana, pois o marido está apreensivo com os remédios que esta tomando e também por que se eu for fazer em julho, terei que refazer todos os exames de sangue de novo, pois eles completam 6 meses agora em junho. A pena é que o meu médico estará viajando e teremos que fazer com uma outra pessoa da equipe dele...

Gente, não gosto muito de falar em clínicas e nomes, não me sinto a vontade, mas se tudo continuar maravilhosamente bem assim, depois eu conto onde estou indo, pois sempre queremos ter umas indicações e nunca sabemos onde procurar, né?

No mais, vamos caminhando e cantando e seguindo a canção (e com a certeza - e mudando de assunto - agora me toquei que eu NUNCA vou atingir 50 livros esse ano! Que droga...)

Bjs e inté!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sobre a videohisteroscopia

Pessoas, contei o exame, mas não contei para quê serve(que inveja de vcs q tomaram anestesia! Hehehe):

O exame busca encontrar células NK (natural killers) no útero, e é recomendado principalmente para quem tem abortos de repetição ou já fez tentativas de FIV sem sucesso.

Essas células não permitem a implantação do embrião e são encontradas com certa freqüência em mulheres com os problemas acima. Após o diagnóstico, creio que é possível um tratamento, até a realização de nova tentativa. Isso evita o desperdício de novas e fracassadas tentativas.

O exame também busca restos de embriões e cicatrizes no útero, pólipos e miomas. O exame é realizado também em casos de suspeita de câncer.

Estudos recentes indicam que a realização do exame com um mês de antecedência do tratamento de FIV resulta em aumento significativo (de 40 para 65% em ratas (pobrezinhas!)) da taxa de implantação, pelo simples fato da realização da biópsia.

Enfim, vale a pena, né?

No caso da histerossalpingografia (para as meninas que irão fazer) o próprio exame é capaz de efetuar pequenas desobstruções, o que muitas vezes contribui para o positivo natural nos meses seguintes!

Bom, o medico me ligou sábado (ele terminou de ler minha pasta, olha só que atenção!) e bom, estou agora oficialmente em tratamento! Eu e maridón já estamos tomando vitaminas (ácido fólico, vit. E, vit. C e ômega 3, além do complexo B, no meu caso, por causa do vegetarianismo - mas esse é por conta própria, pois não mencionei isso para ele).
Então, meninas, vou tentar postar mais ok? Tá difícil pois estou fazendo uma novena para Santa Rita e estou assistindo as missas por 9 dias seguidos e estou chegando tarde pacas em casa (e a zumbisite só me abandonou, finalmente, hoje!). Mas depois eu conto da novena. Deixa eu ir lá que daqui a pouco começa a missa!

Bjs e inté!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Exame

Pessoas, fiz a video-histeroscopia,com biópsia.

Bom, fui tomei o medicamento para dor lá (na verdade eu deveria ter tomado em casa, mas eu não li as instruções, entao tomei lá e tive que esperar fazer efeito). Daí fui chamada e fiquei naquela pose crássica, com a camisolinha azul e pantufinhas, olhando aqueles aparelhos na mesinha, que me lembraram bastante o Albergue. Ou o Jogos Mortais. Fiquei esperando o Jigsaw entrar de bicicletinha, quer dizer, não o Jigsaw, mas o palhacinho (odeio palhaço!).affff...

A enfermeira me deu um remédio para não baixar a pressão e eu fiquei pensando que eu deveria ter tomado um café da manhã melhor (logo hoje tomei só um leitinho com café), assim eu evitaria vexames...

Bom, o exame foi tudo bem, apesar de que eu sofro horrores quando me pinçam o colo do útero, dói pacas (aprendi isso no insuperavelmente suuuuper doído histerossalpingografia, aquele q eu nunca mais faço na vida, mesmo que me prometam salvar os pandas da extinção!).

Bom, acho que o médico percebeu (minha cara torta) e terminou o exame soltando a pinça... Na verdade, quando ele começou a pinçar, ele me pediu para falar "Aí" se doesse. Falei "Aiiii" imediatamente. Bom, daí ele começou com cada um dos instrumentos, futucou, tirou, trocou por outro,até o último. Affff. Filme de terror. Mas foi um filme rápido, tipo uns 10 minutos...:-)

Mas falando sério, o exame foi tudo bem, o médico foi super-atencioso, fez brincadeiras para me relaxar, a enfermeira super atenciosa, e sério, não doeu quase nada, tipo, escala 5 (contra 120 da histerossalpingo...) e melhorou 800% quando ele continuou o exame sem a pinça. Quando todos os instrumentos entraram e saíram (affffff), deitei e meu ombro começou a doer e pensei que eu tinha ficado tensa por causa exame... Mas a enfermeira me falou que é normal, pois eles usam um gás que sai pelas trompas e sobem até o ombro (que weirdo!).

E depois que eu me levantei e me troquei, minha pressão abaixou, tive enjôos e tremores e me arrependi horrores de ter ido sozinha, pois teria que dirigir 2 horas até a minha casa... Burrice aguda. A solução foi ficar mais de uma hora sentada lá esperando melhorar.
Mas a atenção que a equipe da clínica dispensa é incrível, o médico, as enfermeiras, recepcionistas, todo mundo. Me perguntaram se eu tinha melhorado, me falaram quanto tempo o medicamento iria fazer efeito para eu tomar alguma coisa depois de 6 horas, etc.
A clinica é maravilhosa, gente, sem duvida.

Aí na volta, passei num restaurante e, com peninha de mim mesma, enfiei o pé na jaca...
A dieta do vigilantes não está indo muito bem essa semana (na primeira semana emagreci 2 kilos), mas essa semana não marquei o que eu comi e isso foi uma falha gigante...estou abusando todos os dias... Amanhã eu vou voltar a marcar!

Pessoas, amanhã conto mais coisinhas, ok?

Bjs

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Consulta com novo médico

Olá, como estão?
Então, fui à consulta com o novo médico e gostei bastante!
A clinica é muito boa, bom atendimento e o médico passou quase uma hora conosco, respondeu muitas perguntas e foi muito atencioso.

Antes da consulta eu comprei uma pasta preta com plásticos e organizei toooodos aqueles zilhões de exames que nós temos desde 1900 e bolinha, joguei fora exames velhos, coloquei em ordem cronológica, separei os meus exames, os do marido e os papéis de tratamentos (com divisórias coloridas), coloquei os papéis de clinicas que visitamos, receitas, pedidos de exame (e uau! Descobri que já fui a mais médicos do que eu imaginava). Ficou fofa! (tenho uma pasta organizada para adoção, bem completa, mas para os tratamentos eu não tinha, os exames estavam todos nas pastinhas, envelopes, etc. Um horror! Resolvi pôr ordem no barraco).

Fomos para a consulta e ficamos lendo o livro de depoimentos de sucesso que ficava na recepção, o que foi muito inspirador. Muitas histórias emocionantes de sucesso, cada uma de um jeito, cada uma chegando ali de uma forma... Foi bem legal.

Na consulta, o médico me falou para tomar menos café (tá, eu tomo uns 10 por dia), perguntou quantos óvulos tive em cada tratamento, quantos embriões foram colocados, elogiou minha pasta (êhhh!) e me falou que o único exame que eu não tinha era a videohisteroscopia, me pediu para fazer, com biopsia do endométrio. Marquei para semana que vem. Para o marido, ele deu um remédio para aumentar os bichinhos e vai fazer um teste de 30 dias.

E ele sugeriu que dessa vez a gente espere para implantar o embrião como blastocisto e não mais com 8 células. Ele falou que as chances de implantação são de 65%!
O único problema é que pode acontecer de não termos embriões para implantar, então é algo que teremos que decidir...

E como ele mesmo falou, pessoas que já fizeram vários tratamentos topam qualquer coisa... E é vero. Concordamos com qualquer coisa, e se for diferente do que já fizemos antes então, muito melhor. Então, blastocistos serão!

Então pessoas, se os exames derem certo, vamos fazer a nossa tentativa no próximo ciclo, o de junho!!

Devemos começar o tratamento lá pelo dia 20/06 e estou muito animada!

Na verdade, decidir fazer e, principalmente, fazer o tratamento dá uma sensação muito boa!
Pois mesmo que a gente encare um monte de injeções, ultrassons, exames de sangue, hormônios de monte, humor absolutamente maluco e mais um monte de incômodos e incertezas, fazer o tratamento realmente traz a sensação de que você tem o poder de mudar em suas mãos, traz a sensação de que você realmente está fazendo algo para conseguir o que quer, então realmente é bem legal! Mesmo que o resultado seja uma interrogação gigante, a expectativa do tratamento é muito boa!

Yes, estou animada!
Depois eu conto como foi o exame, ok?
Bjs e boa semana!

E segue uma frase que estou tentando muito fortemente colocar na cabeça:

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

domingo, 6 de maio de 2012

Vigilantes do Peso

Pessoas, olá,
Como falei para vocês, me matriculei no Vigilantes do Peso.
E comecei a dieta e estou gostando bastante. A reunião é motivacional (e apesar de eu ser muito mega-contra motivação, estou realmente precisando de algo, pois o negócio do meu peso fugiu ao controle) e nesta semana o objetivo foi encontrar substituições para a comida e deixar de lado o conceito de que comer é se divertir. Achei bem interessante e estou pensando nisso sempre que penso em sair e tomar um vinhozinho e comer uma massa...
Na reunião eles fazem o cálculo de quantos "Propontos" você pode comer por dia, e eu tenho que comer 26 (e eu como gorda-padrão, achei pouco pacas, já que um pão francês tem 4!). O método mudou e frutas, verduras e legumes tem agora 0 pontos, então estou finalmente comendo frutas (ainda não todas as cinco porções do dia, mas vou chegar lá).
Comprei uma calculadora deles e ela marca cada ponto gasto e te dá o saldo que vc ainda tem no dia.
Por semana vc pode comer 49 pontos extras, o que eu achei genial. Esse pontos são para doces, festas, jantares, etc. e a orientadora recomendou realmente utiliza-los ou vc acaba não mantendo a dieta por muito tempo. Ontem tentei usar um pouco, comendo 2 macarons (deliciosos) mas no final atingi a cota de 26 pontos e não usei os pontos extras. Estou com a sinusite muito atacada e passei o dia dormindo, levantando com o cobertor enrolado no corpo e dormindo de novo. Zumbi total. Então comer não estava nas prioridades...
Mas enfim, até agora até que estou bem animada, estou comendo coisas mais naturais e fiquei realmente e entusiasmada por fazer algo para emagrecer.
Preciso emagrecer 22 kilos (afffff) tem um longo caminho pela frente...
Mas até agora, consegui fazer a dieta, coisa que e não conseguia com a Meta Real, pois era obrigatório fazer as refeições com carne, arroz, salada... No vigilantes pelo menos vc é livre, pode comer pão com manteiga e café com leite (que eu amo) no jantar (hehehe), doces, etc. Desde que se mantenha nos pontos. Lógico que, as coisas engordativas e gostosas tem muitos pontos e as coisas saudáveis tem 0 ou 1 ponto, então vc teoricamente acaba comendo mais coisas saudáveis.
Eu conto para vcs como as coisas estão indo, ok?

E amanhã tem consulta em SP. Não vejo a hora...


Bjs!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Vida nova!

Pessoas!
Que saudade!
Escrevi um post cumpriiiido, dei um del em tudo (como será?) e gravei o vazio por cima (!).
E juro que nem sou mais loira...
Enfim.
Agora vou resumir, por que deu sono....

Vida nova!
Estava me sentindo uma árvore centenária com raízes chegando ao centro da Terra e tronco groooosoooo... cascas duuuuras... rugas profundasssss...
Então parei e gritei: cheeeegaaaaahhh! Xoooooooooo!
É hora de recomeçar, e faiz favorrr, dessa veizch faiz direitu!
Então decidi parar de sair tarde do trabalho e comecei a fazer mais por mim.

Aí vão as novidades (que vou detalhar depois, em outros posts):

Pós-Graduação:
Iniciei uma pós! Estou adorando! Caras novas, idéias novas, assuntos novos! Muuuito bom. Só é um pesadelo acordar no sábado de madrugada, dirigir 2 horas e ter aula até 17h30. Afff. Ninguém merece.

Natação!
Eu voltei na natação! E o mais legal: agora eu estou indo nas aulas! Yeahhh! Aprendi a nadar o crawl (é assim, minha gente?) e essa semana aprendi a nadar de costas! Êhhh!
Só que o fôlego tá no zero, mal atravesso uma piscina e já tenho que parar pois o coração está na boca...
Mas vai melhorar, né?

Emagrecer
Pessoas, cheguei no maior peso da minha vida (e subindo)!
Hoje me matriculei no Vigilantes do Peso. Depois eu conto como foi, mas gostei bastante.

Babies:
Segunda é o dia da consulta! Não vejo a hora! Depois eu conto para vcs!

Bjs e boa noite!